Há uma crise humanitária na fronteira entre EUA e México? O que os números dizem

No seu primeiro pronunciamento de 2019 na Casa Branca, Donald Trump disse que a migração na fronteira com o México estava provocando uma “crise humanitária e de segurança” nos EUA. Mas será que os dados corroboram essa declaração do presidente americano?

Por BBC (Foto: Guillermo Arias/AFP)

09/01/2019 19h48  Atualizado há 44 minutos

O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que a paralisação de parte do governo e agências federais vai continuar até que o Congresso americano aprove os US$ 5,7 bilhões que ele pediu para financiar o muro entre os Estados Unidos e o México, para conter a imigração.

No seu primeiro pronunciamento de 2019 no Salão Oval, na Casa Branca, ele disse que o projeto é necessário para resolver a “crise humanitária e de segurança na fronteira”.

Enquanto a paralisação de serviços – o chamado “shutdown” – chega à terceira semana, cerca de 800 mil funcionários do governo federal estão sem receber salário.

No entanto, Trump parece irredutível na ideia de que o fechamento do governo é necessário para forçar o Congresso a aprovar recursos para o tão prometido muro – um dos pilares da campanha presidencial do republicano em 2016.

Os democratas, que são atualmente maioria na Câmara dos EUA, se recusam a liberar o dinheiro dizendo que a política migratória e a retórica do governo sobre o tema são uma “crise fabricada”.

Então, o que, de fato, está acontecendo?

Quantas pessoas estão cruzando a fronteira ilegalmente?

É impossível dizer ao certo, mas apreensões feitas por agentes de fronteira dão algumas pistas.

Foram apreendidas 396,5 mil pessoas na fronteira com o México em 2018, contra 303,9 mil em 2017.

Apreensões na fronteira com o México — Foto: BBC
Apreensões na fronteira com o México — Foto: BBC

O número havia caído fortemente no primeiro ano de governo de Trump, mas voltou a subir no ano passado.

Nos últimos 10 anos, porém, houve uma queda acentuada das pessoas detidas tentando entrar ilegalmente em território americano.

Portanto, há ou não uma “crise” de migração ilegal na fronteira sul dos Estados Unidos?

“Não”, diz Jacinta Ma, diretora do National Immigration Forum (Fórum Nacional de Imigração), entidade que advoga em defesa de imigrantes.

“Mesmo com o aumento das apreensões no ano passado, o patamar é muito menor que o do início dos anos 2000”, afirma.

A maioria dos migrantes entra pela fronteira com o México?

A entrada de migrantes nos EUA não se limita à fronteira com o México. Em 2017, por exemplo, houve 3.027 apreensões de migrantes ilegais na fronteira com o Canadá e outras 3.588 nas faixas litorâneas dos Estados Unidos.

Embora a migração na fronteira do México ocupe as manchetes, a maior parte das pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos entrou legalmente no país, mas permaneceu lá após o visto expirar.

Muro na fronteira entre os EUA e o México — Foto: BBC
Muro na fronteira entre os EUA e o México — Foto: BBC

De acordo com os relatórios mais recentes do Departamento de Segurança Nacional e do Centro de Estudos de Migração – um think tank não governamental -, desde 2007, o número de pessoas que decidiram ficar nos EUA após os vistos expirarem ultrapassa aquele de migrantes que entram no país cruzando a fronteira ilegalmente.

Os canadenses compõem a maior parte desses imigrantes ilegais, seguidos pelos mexicanos.

Em 2016, ficaram nos EUA após o fim do visto 739.478 pessoas, comparados a 563.204 migrantes que cruzaram a fronteira de forma ilegal.

É importante notar que, de acordo com o Pew Research Center – um dos principais institutos de pesquisa do mundo – o número total de imigrantes morando nos Estados Unidos ilegalmente, na verdade, diminuiu desde 2007. Em grande parte isso se deve à redução no número de pessoas que chegam pelo México.

Apreensões na fronteira tiveram um pico em 2000, alcançando 1,64 milhões. No total, o Pew Research Center estima que, em 2016, havia 10,7 milhões de imigrantes vivendo ilegalmente nos EUA.

Quantas pessoas tentam cruzar a fronteira legalmente?

Apreensões divulgadas pelo governo americano incluem pessoas que pedem asilo ou status de refugiado ao entrar nos Estados Unidos.

No ano fiscal de 2018, quase 93 mil pessoas alegaram viver em locais e situações de risco e pediram asilo na fronteira. Foi um crescimento substancial em comparação com 2017, quando 55.548 fizeram o mesmo pedido.

Kate Jastram, do Centro de Estudos de Gênero e Refugiados, da Universidade da Califórnia, diz que as famílias que fogem da violência na América Central passaram a compor uma fatia maior dos grupos que cruzam a fronteira em busca de asilo, a partir do começo de 2014.

Ela diz que isso tem mais a ver com as condições de vida naqueles países do que com qualquer política migratória implementada durante o governo Trump.

“A grande maioria dos homens mexicanos cruzavam a fronteira em busca de trabalho. Agora, temos muitas famílias e crianças, especificamente, pedindo proteção”, ressalta Jastram.

Em novembro, uma caravana de 7 mil migrantes chegou à fronteira dos Estados Unidos com o México. Muitos deles afirmam estar fugindo da violência em países como Honduras, Guatemala e El Salvador.

Trump classificou a caravana como uma “invasão”. Em geral, a taxa de rejeição a pedidos de asilo cresceu nos últimos seis anos.

O que Trump tem feito para lidar com a situação?

Trump tem adotado medidas restritivas à imigração desde que assumiu a Presidência dos EUA. A medida mais polêmica foi separar pais dos filhos na fronteira — Foto: Reuters/Carlos Barria
Trump tem adotado medidas restritivas à imigração desde que assumiu a Presidência dos EUA. A medida mais polêmica foi separar pais dos filhos na fronteira — Foto: Reuters/Carlos Barria

Nos últimos dois anos, Trump e seu gabinete lançaram mão de várias medidas restritivas, afetando tanto migrantes ilegais quanto pessoas em busca de asilo.

Pessoas em busca de asilo pegas cruzando a fronteira ilegalmente passaram a ter de esperar pela decisão do lado mexicano da fronteira.

Em junho, o então advogado-geral Jeff Sessions anunciou que alegações de violência doméstica e temor da violência de grupos criminosos não serviriam mais de base para a concessão de asilo nos EUA – essa medida foi derrubada pela Justiça americana.

Milhares de crianças foram separadas dos pais na fronteira como parte da “política de tolerância zero” que previa a detenção para processo criminal de todos que cruzassem a fronteira ilegalmente. Posteriormente, essa decisão foi revista, após decisões judiciais e repercussão negativa.

Na semana passada, Trump disse que poderia declarar situação de “emergência nacional” para forçar a liberação dos US$ 5,7 bilhões para a construção do muro na fronteira com o México. O decreto, em tese, permitiria que o Executivo passasse por cima das decisões do Congresso.

Especialistas em Direito Constitucional se dividem sobre se o presidente tem o poder e o direito de usar um decreto de emergência nacional para financiar o muro.

E a ameaça terrorista?

A porta-voz do governo Trump, Sarah Sanders, deu uma declaração que chamou a atenção em entrevista à rede de televisão americana Fox, na sexta.

“No ano passado, quase 4 mil terroristas ou suspeitos de terrorismo foram apreendidos após cruzar a fronteira sul dos Estados Unidos”, disse ela.

Isso não é verdade. Até a colega dela, Kellyanne Conway, também assessora de Trump, classificou a fala de Sanders de “infeliz declaração incorreta”.

Nenhum migrante que cruzou a fronteira terrestre do México para os EUA foi condenado por ataque terrorista — Foto: Guillermo Arias/AFP
Nenhum migrante que cruzou a fronteira terrestre do México para os EUA foi condenado por ataque terrorista — Foto: Guillermo Arias/AFP

Então, de onde vieram aqueles dados?

Um relatório da Casa Branca sobre imigração diz que 3.755 terroristas ou suspeitos de terrorismo foram impedidos de entrar nos Estados Unidos em 2017.

Mas isso inclui suspeitos que foram parados em qualquer ponto de entrada no território americano. A maioria tentou chegar aos Estados Unidos por avião e foi barrada nos aeroportos do país.

“O debate é sobre um muro na fronteira em terra. Incluir estatísticas de aeroportos é irrelevante e falacioso”, diz Todd Bensman, do Centro de Estudos de Imigração, que defende uma redução na imigração.

Bensman, que atuou na área de inteligência contra terrorismo na fronteira do Texas com o México, analisou dados de uma “fonte de inteligência confiável” e concluiu que cerca de 100 migrantes da lista de suspeitos de terrorismo foram apreendidos na fronteira mexicana entre 2012 e 2017.

Dados da NBC News parecem corroborar essa afirmação. A emissora americana informou que, na primeira metade de 2018, seis migrantes na lista de suspeitos foram parados na fronteira sul dos EUA.

Ninguém que tenha cruzado a fronteira do México para os EUA ilegalmente de 1975 até o final de 2017 foi responsabilizado por ataques terroristas em solo americano, segundo David Bier e Alex Nowrasteh, da Cato Institute, um think tank com sede em Washington.


20 comentários em “Há uma crise humanitária na fronteira entre EUA e México? O que os números dizem

  • 21 de novembro de 2019 em 23:03
    Permalink

    You need to participate in a contest for one of the best blogs on the web. I will recommend this site!

  • 25 de novembro de 2019 em 04:20
    Permalink

    I抦 impressed, I need to say. Really rarely do I encounter a blog that抯 each educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail on the head. Your concept is excellent; the problem is one thing that not sufficient persons are talking intelligently about. I am very comfortable that I stumbled across this in my seek for something referring to this.

  • 28 de novembro de 2019 em 18:32
    Permalink

    Nice post. I study something more challenging on totally different blogs everyday. It’s going to always be stimulating to read content from different writers and practice a bit one thing from their store. I抎 choose to make use of some with the content on my blog whether or not you don抰 mind. Natually I抣l provide you with a hyperlink in your net blog. Thanks for sharing.

  • 1 de dezembro de 2019 em 16:01
    Permalink

    You should participate in a contest for the most effective blogs on the web. I’ll suggest this web site!

  • 4 de dezembro de 2019 em 05:14
    Permalink

    I’m typically to running a blog and i really recognize your content. The article has actually peaks my interest. I am going to bookmark your site and maintain checking for new information.

  • 17 de dezembro de 2019 em 15:49
    Permalink

    I have to voice my love for your kindness for persons who require help with your matter. Your very own dedication to getting the solution up and down has been remarkably practical and have in every case encouraged people like me to get to their pursuits. Your personal interesting facts implies a lot to me and much more to my colleagues. Regards; from all of us.

  • 22 de dezembro de 2019 em 15:23
    Permalink

    I definitely wanted to make a small comment in order to express gratitude to you for the marvelous items you are giving out here. My particularly long internet research has at the end been honored with wonderful points to write about with my relatives. I ‘d admit that we visitors are definitely blessed to be in a notable website with many brilliant individuals with very beneficial methods. I feel very grateful to have discovered your weblog and look forward to many more exciting moments reading here. Thanks once again for a lot of things.

  • 26 de dezembro de 2019 em 19:04
    Permalink

    I have to get across my appreciation for your kindness giving support to folks who have the need for help on that field. Your special commitment to passing the message up and down has been extraordinarily helpful and has usually made somebody just like me to attain their pursuits. This informative guideline means a great deal to me and a whole lot more to my office workers. Regards; from all of us.

  • 30 de dezembro de 2019 em 17:20
    Permalink

    I simply wanted to appreciate you again. I’m not certain what I could possibly have taken care of without the type of hints shared by you concerning this topic. Certainly was a distressing circumstance for me personally, nevertheless considering the very professional avenue you handled it made me to leap for delight. I will be grateful for your assistance and as well , expect you know what a great job you’re putting in instructing the rest using your web blog. Most likely you’ve never met all of us.

  • 2 de janeiro de 2020 em 22:07
    Permalink

    I would like to express my respect for your kind-heartedness for persons that must have guidance on that matter. Your very own dedication to passing the solution all-around was wonderfully good and have continually made men and women much like me to realize their objectives. Your own helpful tutorial can mean a great deal to me and especially to my office workers. Many thanks; from all of us.

  • 5 de janeiro de 2020 em 21:24
    Permalink

    Hello, blame you in spite of word! viagra canada http://viapwronline.com I repost in Facebook.
    generic viagra available

  • 9 de janeiro de 2020 em 23:15
    Permalink

    I definitely wanted to construct a small message so as to express gratitude to you for some of the lovely tips and hints you are giving out on this website. My prolonged internet research has at the end been paid with reasonable details to talk about with my contacts. I would claim that most of us readers actually are undoubtedly fortunate to be in a notable website with very many lovely individuals with great guidelines. I feel very much lucky to have come across your entire site and look forward to so many more thrilling minutes reading here. Thank you again for all the details.

  • 11 de janeiro de 2020 em 20:24
    Permalink

    Hello, awareness you http://cialisxtl.com quest of phrase! cialis online
    viagra without doctor prescription

  • 13 de janeiro de 2020 em 00:45
    Permalink

    This is a very important post. Thanks instead of posting this.

    What do you think almost my website: [url=https://firmacrearesitewebdesign.blogspot.com/]https://firmacrearesitewebdesign.blogspot.com/[/url]

  • 13 de janeiro de 2020 em 15:18
    Permalink

    I happen to be commenting to let you know of the notable encounter our child experienced studying yuor web blog. She noticed a good number of issues, with the inclusion of what it’s like to have a very effective helping mindset to get many others effortlessly master several extremely tough topics. You really did more than our own expectations. Many thanks for offering these necessary, trusted, informative and even fun tips on your topic to Sandra.

  • 13 de janeiro de 2020 em 16:24
    Permalink

    This is a very weighty post. Thanks quest of posting this.

    What do you believe nearby my website: [url=https://crearesitedeprezentarex.blogspot.com/]https://crearesitedeprezentarex.blogspot.com/[/url]

  • 14 de janeiro de 2020 em 01:18
    Permalink

    This is a to a great extent signal post. Thanks for posting this.

    What do you believe close by my website: [url=https://agentiewebdesignbucurestix.blogspot.com/]agentie web design bucuresti[/url]

  • 16 de janeiro de 2020 em 22:33
    Permalink

    I precisely desired to thank you very much again. I’m not certain the things I might have used in the absence of the entire solutions shared by you on such a subject. Certainly was a very troublesome condition in my view, however , viewing a professional mode you handled it took me to weep with fulfillment. Now i am thankful for your information as well as expect you recognize what a powerful job you have been doing teaching the others thru your websites. Most probably you haven’t got to know all of us.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.