Após morte na UnB, alunos prometem passar à reitoria mais informações sobre festas

Por G1 DF e TV Globo

 

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) se reuniu com a reitoria da Universidade de Brasília (UnB) nesta segunda-feira (5). Durante o encontro, os alunos prometeram passar mais informações à instituição sobre festas, manifestações e eventos.

De acordo com a universidade, todas as festas realizadas necessitam de autorização da administração. Além disso, é proibido fumar e vender bebidas alcoólicas na área da UnB.

Segundo o coordenador do DCE, Lucas de Carvalho, é fundamental uma cooperação maior entre a administração e os estudantes para que as festas ocorram.

“As festas são parte fundamental de sobrevivência dos centros acadêmicos. Na maioria dos casos, eles não têm outra forma de como obter recursos pra fazer palestras, projetos, melhorias de infraestrutura nas faculdades. Eles precisam desse tipo de dinheiro pra conseguir tirar os projetos do papel”, disse.

Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília, à noite — Foto: UnB Agência/Divulgação
Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília, à noite — Foto: UnB Agência/Divulgação

Morte no campus

Na madrugada de 2 de novembro, Renan Rafael da Silva Barbosa, de 19 anos, morreu depois de levar seis tiros e ser agredido por quatro homens. A festa ocorreu em um dos estacionamentos da UnB.

A vítima tinha passagens pela polícia por receptação de produtos roubados e uso de drogas. Dos quatro suspeitos, três tinham antecedentes criminais, por receptação, porte de armas e tráfico de drogas.

A polícia trabalha no campus Darcy Ribeiro “de forma velada”, segundo o delegado Laercio Rossetto, chefe da 2ª DP (Asa Norte).

“A gente tem realizado investigação bastante profícua em torno de crimes relacionado com furto em interior de veículo, roubo a transeunte, importunação sexual, até mesmo homicídio, fora aqueles crimes de pichação e subtração do patrimônio ligado a universidade. Em casos como estes, a gente faz um trabalho em conjunto com a PF”, afirmou o delegado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.