Saiba como ter acesso aos seus direitos sociais e como os serviços da Assistência Social podem te ajudar

Conheça os serviços do CRAS e do CREAS e entenda como estes podem ajudar os cidadãos e as suas famílias, desde situações de desemprego, doença até a falta de acesso ao mercado de trabalho.

O CRAS

CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social e o CREAS é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

No CRAS os principais serviços são os de inscrição e atualização no Cadastro Único, solicitação e entrega da Carteira do Idoso, solicitação do BPC e do Programa Bolsa Família, solicitação da Tarifa Social de Energia, atendimento psicológico, visitas domiciliares, entre outras atividades, tais como: rodas de conversa e até projetos com gestantes, como ocorre em Águas Lindas. Os serviços do CRAS visam prevenir a ocorrência de situações de risco social para as famílias e prestar orientações para que estas adquiram autonomia, onde possa garantir a manutenção de cada indivíduo membro destas famílias.

O CREAS

No CREAS os principais serviços são os de proteção social para vítimas de alguma violência física, sexual ou psicológica, de abandono, negligência, descriminação social e maus tratos.

Também oferece orientação social para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Atende também pessoas em situação de rua.

Os serviços do CREAS atuam na orientação de indivíduos que sofreram ou estão passando por uma violação de seus direitos e que necessitam de proteção social, como por exemplo: serem abrigadas por motivos de risco à sua vida. No CREAS também são realizadas visitas domiciliares e atendimento psicológico.

Diferenças entre estas unidades

Essa é a diferença entre o CRAS e o CREAS. O CRAS atua na prevenção da ocorrência de risco sociais das famílias e indivíduos, já o CREAS atua na proteção social de indivíduos que tiveram os seus direitos violados e correm riscos contra a própria vida ou contra a comunidade.

Ambas as unidades possuem equipe especializada para os atendimentos. Estes ocorrem de forma individual e as informações são sigilosas, tendo acesso as mesmas somente as equipes que tratarão da resolução dos casos, podendo também enviarem encaminhamentos para outros órgãos que auxiliarão nestes casos.

Porém há também reuniões coletivas que abordam diferentes temáticas de interesse do público atendido, estas são: a de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e a de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Onde encontrar

As unidades CRAS do município são: CRAS Barragem 2, no bairro Jardim da Barragem 2, no CRAS CEU, no bairro Setor 11 e no CRAS Santa Lúcia, no bairro Santa Lúcia. Já a unidade CREAS está localizada no setor 2.

Para solicitar qualquer um dos serviços o requerente deve ir até uma destas unidades, seja CRAS ou CREAS para receber informações sobre os serviços que se deseja adquirir ou conhecer.

Siga as redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás

Fotos: ASCOM

2 comentários em “Saiba como ter acesso aos seus direitos sociais e como os serviços da Assistência Social podem te ajudar

  • 19 de junho de 2020 em 06:25
    Permalink

    demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • 21 de junho de 2020 em 09:05
    Permalink

    fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.