5 maneiras surpreendentes de se livrar do sedentarismo

Uma vida saudável está relacionada ao movimentar do corpo. Isso é fundamental para uma boa saúde física, mental e espiritual.

Uma vida saudável está relacionada, dentre outros cuidados, ao movimentar do corpo. Isso é fundamental para manter o organismo funcionando bem e garantir uma boa saúde física, mental e espiritual. Pena que o sedentarismo é uma das maiores dificuldades que a vida moderna impõe a qualquer pessoa…

As tarefas do dia a dia sugam tanto nossas energias que, muitas vezes, a única coisa que queremos é chegar em casa e sentar no sofá, passando horas na frente da televisão, do computador ou videogame. Ok, entendemos isso. O descanso é válido e merecido. O problema é quando a exceção se torna regra. E essa postura, amiga(o), não deve dominar nossas ações diárias.

Se você sente aquela preguiça de sair do sofá ou mesmo uma dificuldade em dar o primeiro passo para se exercitar, temos aqui 5 maneiras criativas e surpreendentes de espantar o sedentarismo. E para já! Nada de deixar para depois, tá? Olhe só:

  1. Passeie com seu animal de estimação

Marque um horário na agenda para passear com seu animal de estimação pela vizinhança ou leve-o a um parque ou praça próximo de sua casa. Caso não tenha um bichinho, caminhe pelo seu bairro na companhia de outro amigo. Andar e conversar uma pessoa próxima a você faz bem para a saúde do corpo e da mente.

  1. Brinque com seus filhos (ou primos, irmãos e amigos)

Mesmo que você chegue cansado do trabalho, tente participar de alguma brincadeira com seus filhos. Você movimenta seu corpo e os incentiva a fazer o mesmo, que é muito importante. E ainda ganha um tempo precioso com quem realmente se importa contigo: sua família!

  1. Continue a andar, continue a andar…

Ter um carro facilita muita coisa. Mas por que tirá-lo da garagem para ir à padaria ou a qualquer lugar perto de sua casa ou serviço? Isso não é bom para você, para a cidade e muito menos para o planeta. Nossa dica é de que comece a ir a pé em algumas distâncias curtas, inclusive para o trabalho, se for a alguns minutos de sua casa. Se a ideia não lhe agrada, sugerimos que vá de bicicleta.

  1. Prefira escadas

Um elevador quebra aquele galho. Agora faça um favor a ele também, indo de escada. Além de economizar energia de seu prédio ou empresa, você cuida de sua saúde e começa a mandar o sedentarismo para escanteio.

  1. Não perca o ânimo

Em alguns dias, a vontade de ficar no sofá será maior do que o desejo de sair de casa e fazer alguma atividade física. Por isso, é necessário manter o ânimo lá em cima, renovando, todos os dias, nossa força de vontade. Ao acordar, faça uma prece a Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, e peça para que o dia que está nascendo seja cheio de oportunidades de crescimento material e espiritual. Você também pode fechar os olhos, encontrando o silêncio da Alma e, enquanto medita, visualizar um ótimo dia. 😉

Jornalista e escritor Paiva Netto, ressalta: “Para quem está com Deus, obstáculos são estímulos. Barreiras podem ser o tormento para os falhos de ânimo, mas são as molas impulsoras dos homens que se obstinam por um Ideal”.

POR UMA VIDA + SAUDÁVEL

O estudo Práticas de Esporte e Atividade Física, referente à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado como dados coletados em 2015, mostrou que seis em cada dez brasileiros acima de 15 anos não praticam esporte nem nenhuma atividade física. Sabe o que isso significa? O país tem 100,5 milhões de sedentários!

Para 38,2% dos entrevistados considerados sedentários, a falta de tempo é o grande empecilho para a realização de atividades físicas. Outros 35% afirmaram não gostar de exercícios (35%), enquanto 19% das pessoas disseram ter problemas de saúde impeditivos ou idade avançada.

Entendemos que o primeiro passo pode ser a etapa mais difícil dessa jornada, mas ele é importantíssimo para vencer a preguiça (e derrubar alguns motivos, como a falta de tempo), mandando o sedentarismo para escanteio. Por isso, selecionamos essas cinco atividades simples que podem lhe ajudar a ter uma vida mais saudável, ok?

Vamos nos livrar do sedentarismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.