Diálogo com governador abre espaço à valorização da cultura hip hop do DF

Representantes do movimento hip hop do Distrito Federal apresentaram críticas e sugestões ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em encontro na noite desta quinta-feira (7).

O rapper Marquinho do Tropa destacou a necessidade de valorizar o artista de Brasília. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília
O rapper Marquinho do Tropa destacou a necessidade de valorizar o artista de Brasília. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O encontro, que teve como propósito valorizar as expressões artísticas urbanas da cidade, marcou a terceira edição da Roda de Conversa em 2017.

Reunidos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, membros do segmento dialogaram com o chefe do Executivo sobre a necessidade de reconhecimento e de estímulo à produção dos artistas locais.

Rollemberg se mostrou otimista com o diálogo. “Estamos aqui para fortalecer nossos laços e valorizar o conteúdo social da cultura hip hop. Tenho certeza de que vocês têm um papel muito grande na transformação social de Brasília”, disse o governador.

“Estamos aqui para fortalecer nossos laços e valorizar o conteúdo social da cultura hip hop. Tenho certeza de que vocês têm papel muito grande na transformação social de Brasília”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Grafiteiros, MCs, DJs e b-boys e b-girls (dançarinos de breakdance) deram suas contribuições diretamente ao chefe do Executivo.

As falas foram precedidas por uma apresentação da MC Cléo Street, que cantou uma música que aborda a violência contra a mulher. “É para isso que o hip hop serve, para dar voz a nós, periféricos”, definiu a artista.

O governador comentou com o segmento a importância da Lei Orgânica da Cultura sancionada nesta quinta. “Hoje é um dia histórico para o DF, em que melhoraremos o relacionamento do governo com todos os segmentos da cultura e poderemos apoiar ainda mais todas as regiões administrativas”, destacou.

Conquista histórica para o setor artístico do DF, o instrumento foi elaborado em parceria com a sociedade e tem como objetivo desburocratizar e uniformizar a legislação da cultura.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, reforçou o avanço da ferramenta que estabelece as diretrizes e as ações para os próximos dez anos no setor. “Agora os projetos culturais são as próprias contrapartidas, pelo valor social que têm para a cidade”, elencou.

Valorização do artista de Brasília e olhar sem preconceito para a arte urbana estão entre as plataformas do setor

Entre os que trouxeram sugestões ao governador, o rapper Marquinho do Tropa destacou a necessidade de valorizar o artista de Brasília. “Queremos o pagamento de cachês em dia e o processo de empenhos de recursos pra eventos do setor com antecedência.”

Já o grafiteiro Curujito demandou um olhar sem preconceito para o segmento e a valorização à arte urbana.

“Queremos facilitar que ocorram os eventos de hip hop nas regiões administrativas”, respondeu o governador, que defendeu a profissionalização e a capacitação dos representantes do movimento, para aumentar o acesso dos artistas e produtores aos editais do governo.

Representante dos dançarinos, Thauane Lys defendeu maior apoio a projetos regionais. “Precisamos de um olhar mais atento ao que ocorre nas cidades, como batalhas e eventos pequenos, que, com mais visibilidade, poderiam ser expandidos para todo o DF”, ressaltou.

Esporte como ferramenta de transformação

O produtor cultural Lucas Pinheiro defendeu a necessidade de reformar os espaços para andar de skate e de oportunidades para os jovens da periferia. “Queremos que os adolescentes tenham alternativas de esporte, cultura e lazer”, destacou o morador de Ceilândia.

O produtor cultural Lucas Pinheiro defendeu a necessidade de reformar os espaços para andar de skate e de oportunidades para os jovens da periferia. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília
O produtor cultural Lucas Pinheiro defendeu a necessidade de reformar os espaços para andar de skate e de oportunidades para os jovens da periferia. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Ele também pediu uma mudança de postura em relação aos integrantes do movimento. “Reconhecemos que há problemas e que precisamos avançar nesse processo”, avaliou o governador sobre críticas à repressão policial e ao preconceito.

Presente à roda, a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, se colocou à disposição para ajudar a desenvolver iniciativas voltadas para o skate e outras práticas, com o apoio da sociedade. “O esporte é uma ferramenta de formação de valores e sabemos do poder dele, assim como o da cultura, de mudar os destinos dos jovens do DF.”

O DJ Ocimar Feitosa pediu maior preparo dos responsáveis pela coordenação de projetos culturas nas administrações regionais e a criação de uma casa do hip hop no DF. “Queremos ensinar os jovens elementos da cultura como a música, a dança e o grafite. Essa é a uma forma de construir um futuro melhor”, defendeu.

Professor e educador socioeducativo, Heitor Valente pediu abertura das unidades de internação e de educação para projetos ligados ao movimento. “O hip hip recupera mais pessoas do que qualquer política pública já criada”, exaltou.

Entre os encaminhamento dados pelo governador, está articular formas de levar oficinas ligadas à cultura hip hip para o sistema socioeducativo. “Isso será extremamente importante para despertar o interesse dos adolescentes e construir novas realidades”, acrescentou.

Ao final, Rollemberg foi presenteado com uma tela grafitada pelo artista Ramon Phanton, morador de Luiziânia (GO), no Entorno. Ele agradeceu as sugestões e declarou a admiração à cultura hip hop. “Temos uma disposição sincera em ajudar a avançar o movimento. Essa capacidade de ouvir e dialogar é o que nos permite evoluir”, concluiu.

Agência Brasília

7 comentários em “Diálogo com governador abre espaço à valorização da cultura hip hop do DF

  • 23 de novembro de 2019 em 13:25
    Permalink

    Wonderful post however I was wondering if you could write a litte more
    on this subject? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more.

    Cheers!

  • 24 de novembro de 2019 em 16:55
    Permalink

    What’s up all, here every one is sharing these kinds of knowledge,
    so it’s fastidious to read this blog, and I used to pay a quick visit this blog everyday.

  • 25 de novembro de 2019 em 02:56
    Permalink

    No matter if some one searches for his essential thing,
    therefore he/she wants to be available that in detail, therefore that thing is maintained over here.

  • 30 de novembro de 2019 em 15:16
    Permalink

    My brother suggested I might like this blog. He was totally right.
    This post actually made my day. You cann’t imagine simply
    how a lot time I had spent for this info! Thanks!

  • 5 de dezembro de 2019 em 18:47
    Permalink

    Thanks for another informative website. Where else may just I get that kind of info written in such an ideal approach?
    I’ve a mission that I am just now working on, and I have been at the look out for such info.

  • 7 de dezembro de 2019 em 11:46
    Permalink

    Everything is very open with a precise explanation of the issues.
    It was definitely informative. Your site is useful.
    Many thanks for sharing!

  • 10 de dezembro de 2019 em 18:19
    Permalink

    Hi there to all, how is all, I think every one
    is getting more from this site, and your views are nice in favor of new people.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.