Concerto da Orquestra Chiquinha Gonzaga encerra mês de festividades de 22 anos de emancipação de Valparaíso de Goiás

O mês de aniversário de 22 anos de emancipação do município de Valparaíso de Goiás terminou nesta sexta-feira, 30 de junho, com a apresentação da Orquestra Chiquinha Gonzaga.

O 1º Concerto da Orquestra, realizado no auditório da Secretaria de Educação, reuniu mais de 250 pessoas. O evento que envolveu e encantou todos os presentes foi organizado pela Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, por meio da Escola de Música, Dança e Teatro Adilson de Menezes.

Sob a regência do maestro Robson Oliveira, os alunos e alunas tocaram músicas para os diversos gostos, como: “Ode Alegria” (tema da 9ª sinfonia) de Ludwig van Beethoven; “A Thousand Years” de Christina Perri; “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “Mais perto quero estar” de Lowell Mason; “Viva La vida” de Chris Martin, dentro outras. “Nós escolhemos músicas para alegrar a todos, evangélicos, pessoas que gostam de música clássica e até mesmo regional”, declarou o maestro.

Segundo Robson, a orquestra ensaiou cerca de três meses para o grande momento. “Esse momento para nós foi de grande alegria, pois já vemos a orquestra mais solidificada”, completou.

Os alunos de canto coral da Escola de Música Adilson de Menezes, composto por cerca de 15 alunos, realizaram participação especial, cantando as músicas “Tocando em Frente” – Almir Sater e “Baião de Ninar”.

O secretário de Cultura, Ricardo Viana abordou a importância da família no processo de aprendizagem. “Hoje os alunos têm a oportunidade, através do talento natural e do talento exercitado na forma de estudo, apresentar uma série de músicas. Nós sabemos que esse trabalho envolve disciplina, estudo e prática e a família é sempre parte fundamental desse processo”, concluiu.

A Orquestra Chiquinha Gonzaga

Criada em 15 de dezembro de 2016, através da Lei 1.160, a orquestra tem por objetivo buscar a extensão das atividades desenvolvidas em sala de aula sob a forma de grupo orquestral, focada no desenvolvimento do ensino coletivo por meio do estudo cognitivo e na socialização dos alunos da Escola de Música, Dança e Teatro Adilson de Menezes e músicos voluntários.

Atualmente a orquestra é regida pelo maestro Robson Oliveira, possuindo 48 integrantes na sua formação. Todo o trabalho é realizado na Sede da Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude.

Endereço: Quadra 24, Lote 48, Etapa A.

Telefone: (61) 3627-1818

E-mail:secretariadecultura@valparaisodegoias.go.gov.br/ secretariadecultura2017@outlook.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.